quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A importância das mídias sociais - Primeiro passo é entender para que elas servem; depois, aprender a usá-las

Os últimos dez anos foram marcados pelo desenvolvimento da internet, olhando pelo lado da comunicação e principalmente pelo surgimento das chamadas mídias sociais. Embora seja um grupo bem definido, elas têm formas e propostas bem diferentes.

Youtube e o Vimeo servem para reprodução online de vídeos. O Twitter é uma mídia para informações curtas ou para atrair para uma notícia maior. O Facebook, o mais utilizado atualmente, é uma grande plataforma para oferecer uma maior interação com sua rede social, através das postagens de fotos, vídeos ou trocar comentários com seus amigos sobre qualquer coisa.

Essas mídias estão entre os sites mais acessados atualmente. Elas são visitadas diariamente por cerca de 2/3 de toda a população global. No Brasil, quase 80% dos usuários de internet fazem uso de no mínimo uma rede social.

Troca de Experiências

As diversas possibilidades de interação fizeram com que os usuários pudessem se comunicar com seus amigos a qualquer momento. Qualquer experiência que antes ficaria restrita aos amigos mais próximos agora pode ser espalhada para amigos mais distantes.

A troca de experiências foi potencializada de uma maneira nunca antes vista. Aquele filme do seu irmãozinho fazendo alguma coisa engraçada, que só sua família tinha acesso, agora está pode ser exposto para o mundo. É dessa forma que aparecem os grandes recordes de visualizações no Youtube. Imagine que isso possa acontecer com quase qualquer tipo de conteúdo, como fotos, músicas, livros e etc.

Exposição dos interesses dos usuários

Os usuários têm então uma disposição para exibir suas experiências, como opiniões sobre shows, sua opinião sobre a série que está assistindo na TV, a última compra que fez, em qual restaurante gosta de ir no fim de semana...

Esse tipo de comportamento torna as mídias sociais um ambiente extremamente proveitoso para entender o que as pessoas pensam sobre as coisas, incluindo produtos e empresas.

Recomendação de amigos = Novo centro de consumo

Uma das grandes possibilidades destas mídias é o consumo com o fator social. Imagine que você goste de bicicletas, e procura no Google por novos modelos. Irão aparecer diversos anúncios tentando te convencer de eles vendem a melhor bicicleta. Você pode confiar ou não.

Em outra situação, você está no seu mural do Facebook, e aparece um anúncio sobre um novo modelo de bicicleta que foi lançado há pouco tempo, e está com um bom preço.

Agora imagine como a sua decisão de compra seria influenciada se ao lado do anúncio no Facebook, aparecesse o rosto do seu amigo que é um ótimo ciclista, dizendo que “Antônio curtiu esse produto”.  A tendência é você ter uma maior confiança neste tipo de anúncio com fatores sociais agregados.

Maior retorno é intangível

Embora seja naturalmente um bom lugar para as empresas participarem, é preciso ter em mente que não necessariamente o retorno virá diretamente pelos anúncios ou pela presença online. A maior, na verdade, é intangível.

Dessa formas, algumas perguntas podem ser feitas para exemplificar esse ponto:

Quanto vale melhorar o posicionamento da sua empresa na percepção do cliente?

Quanto vale cada like na sua página do Facebook?

Quanto vale interagir diretamente com seus clientes?

Importância para as empresas

A presença online é indispensável para qualquer empresa. Depois de refletir sobre as perguntas acima, podemos pensar em quais seriam os benefícios que um profissional para fazer a gestão das mídias sociais pode trazer.

Infelizmente, como é uma atividade muito recente, ainda não está muito difundido entre os gestores de uma empresa quais os retornos que um profissional de mídias sociais pode trazer, assim como quais são as suas responsabilidade.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/colunistas/joao_gabriel_da_fonseca/post/a_importancia_das_midias_sociais Acesso em 16/01/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário