terça-feira, 18 de junho de 2013

Ideb de município do Piauí salta após projeto de informática

Ideb de município do Piauí salta após projeto de informática


Alunos do Centro de Alfabetização Carlota de Freitas, em José de Freitas, têm acesso a ferramentas tecnológicas em aulas do ensino fundamental Foto: Divulgação
Alunos do Centro de Alfabetização Carlota de Freitas, em José de Freitas, têm acesso a ferramentas tecnológicas em aulas do ensino fundamental
Foto: Divulgação

O município de José de Freitas tinha uma das notas mais baixas do Ideb do Brasil: 3,2 nas séries iniciai. O mau desempenho dos alunos da cidade de pouco mais de 36 mil habitantes, a 48 km de Teresina, no Piauí, se refletia também na leitura e escrita - o índice de alfabetização era o mais baixo do Brasil. Porém, a partir de 2009, a implantação do projeto Aprendendo com Tecnologia começou a mudar esse panorama. Com reformas na infraestrutura das escolas e chegada de netbooks, desktops e lousas interativas, a cidade viu seu Ideb saltar.
Veja as 50 melhores e as 50 piores escolas no Ideb 2011
Na rede estadual, que em 2007 patinava em 2,8 pontos, os alunos bateram a meta estipulada para 2021 e chegaram a 4,7 pontos, alcançado a média nacional. Na rede municipal, ainda que mais tímido, o resultado já é significativo: de 2,8, chegou a 3,6, passando da 137ª para a 119ª colocação em comparação com os demais municípios do Piauí.
Todas as escolas públicas - seis municipais e cinco estaduais -, em suas turmas de 2º a 5º ano, receberam tecnologia voltada ao aprendizado de Português e Matemática. "Os alunos passaram a aprender por meio de jogos interativos, vídeos, animações. Tudo isso foi muito motivador", diz Regina Silva, professora e diretora de projetos educacionais especiais da Positivo Informática, responsável pelo projeto em parceria com os governos municipal e estadual.
Entre os recursos pedagógicos que chegaram a José de Freitas, estão as Mesas Educacionais, que estimulam os alunos a trabalharem colaborativamente, e o Aprimora, que combina atividades interativas multimídia, sugestões para professores, avaliações periódicas e relatórios de desempenho dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. "As respostas que os alunos dão a essas atividades são coletadas pelo sistema e geram relatórios. A partir disso, o professor pode perceber se a turma e cada aluno, especificamente, está bem ou mal, e em quais aspectos isso se manifesta. Com essas informações, pode fazer interferências no momento adequado, antes da reprovação", diz.
Para a secretária de Educação do município, Nina Maria de Morais, aliar o projeto a outras iniciativas foi decisivo para os bons resultados. "O Aprendendo com Tecnologia é diferente de outros projetos, pois oferece monitoramento e acompanhamento pedagógico do ensino-aprendizagem tanto do corpo docente, quanto do discente. O salto do Ideb se deve a isso e ao fato de que esteve alinhado a outros projetos desenvolvidos no município, como Aplicar, Acelera Brasil, Se Liga, Proinf", explica.
Projeto mudou a maneira de dar aulas, diz professora
A coordenadora do Aprendendo com Tecnologia em José de Freitas, Jacquelaine Maria Carvalho Cruz, conta que a novidade causou medo em professores e alunos. "Eles não sabiam trabalhar com isso, não tinha computador em casa. Muitos achavam que não ia dar certo. Mas a inovação está principalmente na capacitação", diz. A professora conta que o início das reformas, que readequaram as instituições às necessidades da iniciativa, foi suficiente para motivar a comunidade escolar. "O projeto mudou a forma como todos se relacionavam. Foi um aprendizado em conjunto, em que um ensinava o outro, e esse é o motivo dos bons resultados. Tudo era novo também para os professores, que tiveram que aprender a dar aulas de um novo jeito, com muito mais planejamento. Tudo isso serviu para levantar nosso ânimo", afirma.
Para Jaquelaine, a iniciativa mudou também a forma como professores e alunos veem a escola. "É inovador. Bom seria se todo o Brasil pudesse abraçar esse projeto, que veio para mostrar também que o professor está aí porque quer mudar a realidade do município. São resultados como esse que mostram que a educação vale a pena", destaca.
As tecnologias educacionais têm dado bons resultados também em outros estados. De acordo com Regina, além do município de José de Freitas, outras instituições também trabalham com tecnologia educacional desenvolvida pela Positivo. "Temos esse e outros projetos em mais de oito mil escolas públicas brasileiras, inclusive em São Caetano, que tem o maior Ideb do Brasil, de 6,4%. As cidades que trabalham com essas tecnologias têm apresentados saltos de qualidade em seu desempenho", afirma.


Disponível em:  http://noticias.terra.com.br/educacao/ideb-de-municipio-do-piaui-salta-apos-projeto-de-informatica,ba1c42ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 18/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário